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  Monday, 01 September 2014

Como ter um melhor rendimento nas corridas de longa distância

A maratona é em todo o mundo, um dos esportes que cresce com mais velocidade. Todos querem  finalizar os 42 km ou, pelo menos, superar sua própria marca.  

Mas para superar uma maratona é preciso de muita preparação, perseverança e disciplina, já que é uma prova que testa as capacidades físicas e mentais do atleta. O condicionamento físico que ocorre é essencial para alcançar o objetivo, que deve estar diretamente relacionado com as capacidades próprias.

Para adaptar um plano de treinamento de acordo com as nossas possibilidades e nos permite melhorar o nosso desempenho é necessário ser feito um check-up e uma avaliação física para descartar possíveis problemas que podem afetar ou impedir o nosso bom desempenho, ou no pior dos casos, que poderia colocar em risco nossa saúde.

Investigações

Estudos na Alemanha há alguns anos, mostraram que os corredores que mantiveram uma quilometragem  constante, isto é os 72 km por semana e adicionaram intensidade isto é testes de velocidade, melhoraram sua forma física consideravelmente. Embora aqueles que dobraram  a quilometragem  mas não aumentaram a intensidade, não tiveram grandes melhoras físicas.

Então se trabalhamos só com a intensidade não será de muito proveito para a resistência, mas se só trabalhamos com a resistência perdemos intensidade. Podemos concluir que é preciso o trabalho equilibrado onde a resistência e a velocidade sejam trabalhadas.

Treinamento

O ritmo é uma das variáveis que podem ser modificadas para melhorar o seu desempenho. Você também pode alterar as repetições, adicionando mais ou encurtando a recuperação entre intervalos. Não é recomendado ajustar mais de uma variável ao mesmo tempo, pode provocar uma carga excessiva o que pode danificar alguma parte do corpo, como a estrutura do sistema músculo-esquelético. 

 

O treinamento para o ritmo de corrida deve mudar de intensidade, porque a ideia é para imitar as demandas fisiológicas da maratona.

 

Algumas recomendações gerais

Em maratonistas os intervalos de velocidade são realmente importantes para melhorar o rendimento, embora muitos acreditem o contrario. Realizar um aumento na intensidade do treinamento produz a adaptação da musculatura, o maior objetivo é aprimorar o rendimento da musculatura.

Precauções

É necessário saber que o nosso corpo precisa de tempo para se adaptar aos estímulos que estamos perseguindo. Se ao longo das últimas semanas, você aumentou substancialmente o ritmo dos intervalos, porque sentimos que podemos fazer mais, estamos correndo o risco de overtraining, o que pode ser refletido em uma lesão dos tendões ou a diminuição do nosso desempenho. É preciso ter cuidado.

Fonte:

Clinica MEDS


 
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