A retórica anti-muçulmana está encontrando uma posição cada vez maior nas mensagens do Partido Republicano antes de novembro

Poucas horas depois de garantir a nomeação democrata para o Senado em Michigan, Abdul El-Sayed foi chamado de “terrorista” por um dos seus potenciais futuros colegas, o senador Tommy Tuberville.

“Abdulrahman Mohamed El-Sayed é um ISLAMISTA RADICAL que fará tudo o que puder para destruir a América”, postou o republicano do Alabama.

A postagem de Tuberville não era estranha, dada sua retórica anterior. Também se enquadra perfeitamente numa constelação de mensagens anti-muçulmanas e anti-árabes que têm sido cultivadas pela direita política com intensidade crescente ao longo dos últimos dois anos.

“Estamos muito além da campanha presidencial de 2016, onde o uso do racismo explícito na retórica política foi chocante”, disse Nazita Lajevardi, professora de ciência política na Universidade de Michigan. “Estamos agora num mundo onde este tipo de retórica é tão comum que deveria realmente chocar a consciência – mas não choca.”

Anúncios em todo o país para campanhas estaduais e federais têm apresentado temas sobre o combate ao “Islã Radical” e à “lei Sharia”, e insistindo que “os movimentos islâmicos se firmaram”. Os muçulmanos representam pouco mais de um por cento da população dos EUA.

O Centro para o Estudo do Ódio Organizado, um think tank apartidário, afirma que o ódio anti-muçulmano disparou com a vitória de El-Sayed nas primárias.

“A intolerância e o ódio que estamos vendo agora sendo vomitados online por políticos e influenciadores é algo de proporções surpreendentes”, disse Raqib Naik, diretor executivo do CSOH.

Numa análise recente, o CSOH descobriu que entre Fevereiro de 2025 e Março de 2026, 46 representantes eleitos do Partido Republicano publicaram mais de 1.100 publicações dirigidas a muçulmanos americanos com intolerância e teorias de conspiração.

Embora as atitudes anti-muçulmanas tenham diminuído e diminuído nos últimos 25 anos, Naik disse que as redes sociais mudaram drasticamente o cenário.

“Quando você cria e promove essas alegações de medo, isso gera cliques, curtidas, compartilhamentos e seguidores, o que se traduz em publicidade, doações de receitas e maior influência”.

De particular preocupação, disse ele, é a linguagem que ultrapassou os tropos de “muçulmanos como uma ameaça à segurança” e se tornou uma “ameaça civilizacional”.

“Uma das mudanças mais importantes que vimos é que isto já não está confinado ao ‘Islão radical’ ou ao terrorismo”, disse ele. “Estamos vendo membros do Congresso rotularem todos os muçulmanos como uma ameaça”.