ONU seriamente preocupada com uma lei do Talibã afegão que contém disposições sobre casamento infantil

CABUL, Afeganistão – As Nações Unidas expressaram “grave preocupação” na quinta-feira sobre uma nova lei emitida pelo governo Taliban do Afeganistão sobre a separação no casamento, que inclui disposições sobre o casamento infantil, dizendo que o código fortalece ainda mais a discriminação contra mulheres e meninas.

O governo rejeitou as acusações, dizendo que o decreto segue a lei islâmica e insistindo que o país já proibiu o casamento forçado de raparigas.

O Ministério da Justiça do Afeganistão publicou o Decreto nº 18 “sobre a separação judicial dos cônjuges” na semana passada, que estabelece regras para a separação de um casal.

Entre as suas disposições mais controversas, diz que o silêncio de uma menina que atinge a puberdade pode ser interpretado como consentimento ao casamento. Também inclui uma secção sobre a separação de raparigas que atingem a puberdade e são casadas, o que “implica que o casamento infantil é permitido”, afirmou a Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) num comunicado.

“Isto mina o princípio do consentimento livre e pleno e não salvaguarda os melhores interesses da criança”, afirmou.

O decreto estipula que um casamento pode ser considerado inválido “se um pai ou avô tiver dado uma menina ou menino menor sem qualquer dote, dote insuficiente ou peculato obsceno”. Também diz que uma menina dada em casamento pelo seu pai ou avô a um homem que “não a tratou com bondade ou é conhecido pelas suas más escolhas… tem o direito de recorrer ao tribunal para cancelar o contrato de casamento ao atingir a puberdade”.

No entanto, se uma menina pede o divórcio ao marido e ele nega, “então, neste caso, não há testemunhas com a menina, a palavra do marido é válida”, diz a nova lei. Ela não precisa de testemunhas se fizer o pedido perante um juiz.

As mulheres e as raparigas já enfrentam discriminação generalizada no Afeganistão, com leis que determinam a forma como devem vestir-se e comportar-se. Estão banidos do ensino secundário e das universidades e da maioria dos empregos, bem como de quase todas as actividades de lazer, incluindo ginásios, salões de beleza e até parques públicos.

“O Decreto n.º 18 faz parte de uma trajetória mais ampla e profundamente preocupante na qual os direitos das mulheres e meninas afegãs estão sendo corroídos”, disse Georgette Gagnon, Representante Especial Adjunta do Secretário-Geral da ONU e responsável pela UNAMA.

Embora a lei permita que as mulheres se separem dos seus maridos, isso torna muito mais difícil para elas fazê-lo do que para os homens.

O decreto “opera num quadro profundamente desigual: enquanto os homens mantêm o direito unilateral ao divórcio, as mulheres devem recorrer a vias judiciais complexas e restritivas para se separarem do cônjuge”, disse a UNAMA. “Esta situação reforça a discriminação estrutural e limita a autonomia das mulheres em questões fundamentais para a sua dignidade, segurança e bem-estar”.

Depois de tomar o poder no Afeganistão após a retirada caótica das forças apoiadas pelos EUA em 2021, os talibãs anunciaram certos direitos limitados para as mulheres, emitindo um decreto que incluía o direito das mulheres a uma herança e a recusarem o casamento. No entanto, “sucessivos decretos minaram estas protecções”, disse a UNAMA.

As inúmeras restrições impostas pelo governo “privaram milhões de mulheres e raparigas afegãs do seu direito à educação, enfraqueceram a participação económica e aprofundaram a pobreza, com consequências a longo prazo para o desenvolvimento do Afeganistão”, acrescentou.

As objeções “daqueles que contradizem a religião do Islã não são novas e não devemos prestar atenção a elas”, disse Zabihullah Mujahid, porta-voz do governo afegão, à emissora estatal RTA, em entrevista.

Mujahid observou que o líder supremo do Afeganistão, Hibatullah Akhundzada, já emitiu um decreto anterior que proíbe o casamento forçado de meninas. Os tribunais afegãos e o ministério do vício e da virtude do país investigaram milhares de casos deste tipo só no ano passado, disse ele, “o que mostra a preocupação do Emirado Islâmico com os direitos das mulheres”.